Resumo

 

A disciplina de Patologia Geral e Semiologia Laboratorial tem como principal objectivo permitir a compreensão dos mecanismos de doença e dos processos patológicos mais importantes, bem como a correcta interpretação dos sinais e sintomas e dos testes de diagnóstico laboratorial a estes associados.

Um outro objectivo é o de chamar a atenção para a importância que a investigação laboratorial tem, no diagnóstico e na monitorização da doença e na resposta à terapêutica.

O curso divide-se em 2 capítulos: Patologia Geral e Patologia Sistémica.

O capítulo de Patologia Geral aborda o estudo dos mecanismos gerais de doença, as suas principais causas e factores de predisposição (Resposta celular à lesão; adaptação e morte celular; reacção inflamatória; neoplasia e dor).

O capítulo de Patologia Sistémica aborda o estudo da Etiologia, fisiopatologia e manifestações clínicas das patologias mais frequentes dos diversos órgãos e sistemas (nervoso, cardiovascular, respiratório, gastrointestinal; endócrino, nervoso, reprodutivo, fígado, tracto biliar e pâncreas, rim e tracto urinário, músculo, osso, articulações e pele).