Rede Privada Virtual (VPN)

Uma Rede Privada Virtual (Virtual Private Network – VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada pelas organizações, construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet).

O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos standard, não necessariamente seguros. VPNs seguras usam protocolos de criptografia por “túneis” que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

A Faculdade de Farmácia fornece, através da Universidade de Lisboa, fornece o serviço de VPN aos seus utilizadores para que estes possam, fora da Universidade, aceder a conteúdos que só estariam disponíveis internamente.

Para que os utilizadores possam aceder à VPN, é necessário que se autentiquem utilizando para isso o seu email institucional (da Faculdade de Farmácia) e a respetiva palavra-chave.

Quem ainda não tem e-mail institucional, pode requerê-lo contactando o Núcleo de Informática e Telecomunicações.

Configuração da VPN

  1. Configurar a VPN directamente através do Sistema Operativo: https://informatica.ulisboa.pt/config-vpn.html