Departamento

Departamento de Microbiologia e Imunologia

O Departamento de Microbiologia e Imunologia (DMI) tem por missão a investigação, o ensino graduado e pós graduado e a realização de serviços à comunidade.

O DMI centra a sua investigação nos vírus , bactérias, fungos e protozoários que se relacionam com o homem; nas interacções entre os microrganismos e o homem; nas respostas imunitárias à infecção e suas aplicações; nos desvios do sistema imunitário; na actividade de antibióticos e agentes antimicrobianos; nos mecanismos de resistência aos agentes antimicrobianos; no desenvolvimento de biofármacos e optimização de proteínas terapêuticas.

Para a persecução dos seus objectivos científicos o DMI aplica metodologias e técnicas emergentes das áreas da biologia celular e molecular, imunologia; microscopia; bioinformática.

É missão do DMI a formação graduada e pós-graduada nas áreas da Microbiologia Humana, Microbiologia Molecular, Microbiologia Clínica, Biotecnologia Microbiana e Molecular, Imunologia e Imunotoxicologia.

O DMI realiza serviços à comunidade nas áreas da Microbiologia Clínica, em particular, da infecção VIH/SIDA, do controlo microbiológico de produtos farmacêuticos e ambiente

Esta abordagem é alicerçada em diversos campos de investigação básica e aplicada em colaboração com instituições nacionais e internacionais.

 

Coordenador

José António Frazão Moniz Pereira, Professor Catedrático

 

Contactos

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Avenida Prof. Gama Pinto
1649-003 Lisboa, Portugal
Localização: Edifício CPM
Telefone geral: 217946400 | Extensão Interna: 14222
Correio eletrónico: cpmuria@ff.ulisboa.pt

Posts Recentes