O Professor Rogério Gaspar da FFULisboa, participou ontem dia 11 de julho, na audição parlamentar no âmbito da 9.ª Comissão Parlamentar da Assembleia da República (Comissão de Saúde). A requerimento dos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP prestou esclarecimentos sobre o recente “Relatório de Primavera 2018” do Observatório Português de Sistemas de Saúde (OPSS) cuja coordenação integra em representação da FFULisboa.

O OPSS existe desde 2000, tendo emitido o seu primeiro “Relatório Primavera” (RP) em 2001. Ao longo destes 18 anos, contou com um notável grupo de colaboradores de diferentes áreas do sistema de saúde, incluindo vários altos responsáveis passados e presentes do SNS e do Ministério de Saúde, no âmbito de diferentes governos e diferentes maiorias parlamentares, e para além das instituições que constituem formalmente o Observatório.

Constituem hoje o OPSS, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e ainda o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

 

Link para RP2018: http://opss.pt/relatorio-primavera/

Link para OPSS: http://opss.pt/

Link para vídeo com gravação da audição parlamentar: http://www.canal.parlamento.pt/?cid=3102&title=audicao-do-observatorio-portugues-dos-sistemas-de-saude