Sabia que …

Para NOTIFICAR basta CLICAR

BotaoD

 


Notificação de RAM de medicamentos biológicos – Informação do nome comercial e número de lote

Biologicos

Os medicamentos biológicos são medicamentos cuja substância ativa é produzida ou extraída de uma fonte biológica cujo processo de fabrico determina a qualidade dos mesmos.

Pequenas alterações no fabrico destes medicamentos podem ter impacto na sua segurança e eficácia, nomeadamente no potencial risco de imunogenicidade, falta de eficácia do medicamento e alterações da farmacocinética.

Face a esta variabilidade, é essencial assegurar a rastreabilidade dos medicamentos biológicos, sendo fundamental conhecer o nome comercial e o número de lote durante todo o ciclo de vida do medicamento, desde o fabrico até à dispensa e administração, incluindo também a notificação de reações adversas a medicamentos (RAM), conforme previsto no Estatuto do Medicamento.

 


A partir de dia 22 de novembro, passou a ser mais FÁCIL e mais RÁPIDO notificar reações adversas a medicamentos (RAM) ou efeitos indesejáveis?

O Infarmed desenvolveu uma nova aplicação que já se encontra em funcionamento e está disponível no site.

NewPortal

O Novo Portal RAM tem os seguintes objetivos:

  • apoiar de forma mais eficiente o profissional de saúde ou o utente;
  • permitir a utilização de novas tecnologias, como smartphones;
  • aumentar a eficiência do processamento das notificações e melhorar o tratamento dos dados;
  • acompanhar a evolução do Eudravigilance

NOVOportal_2Com este importante avanço tecnológico responde-se a uma parte significativa das causas da subnotificação como sejam, a falta de tempo, a complexidade da notificação e a dificuldade de acesso aos meios de notificação.

 


Os valproatos, ou ácido valpróico, são medicamentos que podem ser usados para a epilepsia, doença bipolar ou na prevenção de enxaquecas. Contudo em caso de gravidez estes medicamentos acarretam alguns riscos que importa conhecer.

Carregue na imagem para aceder à infografia

Valproato


SOS_RAM


CAMPANHA VISA ALERTAR PARA OS RISCOS DOS MEDICAMENTOS PARA A ACIDEZ DO ESTÔMAGO

IBP


Mao

A Notificação Espontânea consiste num relato voluntário e simplificado de uma ocorrência (evento adverso), associada a um tratamento suspeito (medicamento) utilizado por um individuo (doente) e notificado pelo mesmo ou por outra pessoa (notificador).

A notificação pode ser realizada diretamente para o INFARMED, I.P. (DGRM) ou para as Unidades de Farmacovigilância (UF) através de telefone, fax, correio ou via eletrónica, podendo recorrer aos impressos Ficha de Notificação para Profissional de Saúde / Ficha de Notificação para Utente, sites das UF ou online pelo Portal RAM.


Podem notificar qualquer Profissional de Saúde, Doentes, Utilizadores de Medicamentos ou Individuo Próximo/Relacionado.

Sabia que enquanto Doente/Utente pode notificar?

Sabia

Enquanto doente, tem o direito de notificar diretamente às autoridades eventuais efeitos secundários indesejados dos medicamentos. Pode também notificar um efeito secundário em nome de alguém ao seu cuidado, como uma criança ou um familiar. Fale com o seu médico ou farmacêutico se estiver preocupado com algum efeito secundário.” 


Campanha

A IMPORTÂNCIA DA NOTIFICAÇÃO DE REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS (RAM)

No contexto do programa europeu no âmbito da Farmacovigilância – SCOPE – o INFARMED, I.P. irá desenvolver entre os dias 7 e 11 de novembro, em conjunto com outras agências do medicamento da União Europeia, uma campanha de sensibilização para a importância da notificação de Reações Adversas a Medicamentos (RAM).

O objetivo das agências europeias do medicamento é aumentar a quantidade e qualidade de notificações de RAM e sensibilizar o público para a importância da notificação e esclarecer o que, quando e como notificar.